Nós amamos café – Onde tomar um bom café em Belo Horizonte

 

img_8554

Café é minha bebida predileta.

Café combina com bolo, pão de queijo, após o almoço, ou puro mesmo, para despertar. Só de sentir seu cheiro invadindo o ambiente dá vontade de se deliciar com uma boa xícara.

O gosto criou um costume: frequentar padarias e casas que oferecem a bebida, procurando o que existe de melhor do gênero em Belo Horizonte.

Tomar um café é um evento em muitos países. Quando estivemos na Argentina, nos disseram que um argentino sempre tira quinze minutos de seu dia para tomar um café e o faz sem pressa, para apreciar a bebida.

Assim, ir a um café pode e deve ser uma experiência para conhecer aromas, sabores, estar com a família, amigos, resgatar tradições.

Vou citar primeiramente lugares bacanas para se tomar um bom café em Belo Horizonte. Destaco que o critério usado foi a bebida café – qualidade de grãos, variedade de métodos de preparo – além do ambiente agradável e bom serviço da casa.

Uma importante observação é que nas casas especializadas em café pode-se ter uma oferta de acompanhamentos menos variada, mas sempre saborosa.

1 – Café Intuição & Grão – Rua Itajubá, 350, bairro Floresta (@intuicaoegrao)

Esse café funciona há sete anos no coração da Floresta, bairro tradicional de Belo Horizonte. Já foi premiado por revista de gastronomia local.

No Intuição & Grão, a proprietária, que é barista, escolhe bem os cafés oferecidos, e um coado excelente pode ser pedido, sempre servido com muito carinho.

Há opções de outras bebidas, como cappuccino, latte, machiato, etc.

Para acompanhar, destaque para os bolos caseiros, com cardápio que varia a cada dia. Os carros chefes são o bolo de limão e o de fubá.

img_20160908_164222820

Visitando-o, conte para a Cristina que o Dedo no Mapa te levou lá!!

2 – Intelligenza BH – Rua Paraíba, 966, Savassi (@intelligenzabh)

A casa tem um ambiente muito bacana, com várias disposições de mesas. Atendimento de primeira, sendo possível escolher o tipo de grão e preparo do café. Para os neófitos na arte, baristas podem ajudar na escolha.

Para acompanhar a bebida, bolos deliciosos e outros quitutes. Bom local para um café da tarde ou happy hour.

img_20160916_170033123

 

3 –  Academia do Café – Rua Grão Pará, 1024, Funcionários (academiadocafe.com.br)

Além do ambiente aconchegante, extensa oferta de grãos e modos de preparo, a casa oferece cursos para iniciantes e também para aprimorar os baristas.

Quando estive lá achei os acompanhamentos um pouco caros, mas não depuseram contra o local.

4 – Vila Fiica Empório e Cafeteria – Rua Jacuí, 505, Floresta

Por se tratar de um empório, há muitas opções de bolos e itens salgados. A casa abre cedo e tudo oferecido é fabricado lá mesmo. Há itens com ingredientes integrais. E, sim, serve café coado na hora.

Destaco a simpatia das proprietárias, que nos fazem sentir em casa. Boa opção para se tomar um café da manhã, da tarde, e também de comprar itens para se degustar em casa.

 

img_20161008_121345883
Bolo, pães e biscoitos para comer na hora ou levar no Vila Fiica

 

Há ainda outros locais para se tomar um café, porém mais focado nos acompanhamentos. Algumas casas somente trabalham com café espresso (sim, escreve-se com S), porém para quem o considera muito forte, a versão carioca – com mais água – torna-o bem mais suave.

1 – Casa Bonomi – Avenida Afonso Pena, 2600 (casabonomi.com.br)

Linda casa situada entre a avenida Afonso Pena e a Getúlio Vargas.

Há extensa variedade de pães, bolos, quitutes, fazendo do local uma excelente referência para tomar um bom café da manhã ou da tarde. Há ainda opções de pratos para se esticar até à noite.

2 – Café com Broa – Rua Bernardo Guimarães, 1020 – loja 08 (https://www.facebook.com/Cafe-com-Broa-943239509068144/)

img_0132

Bem próximo à praça da Liberdade, este espaço oferece lanches e refeições. Ainda não pude experimentar os pratos, mas os bolos são divinos. Atendimento de primeira, em ambiente agradável. Passando ali por perto, vale a pena parar e experimentar uma das delícias.

3 – Cento e Quatro Café – Praça Ruy Barbosa, 104, Centro (http://www.centoequatro.org/cento-e-quatro)

O café fica dentro do centro cultural Cento e Quatro, que também abriga uma biblioteca e cinema.

O local, por si, já é uma atração, na região central de BH.

img_20160902_153029163

Além de ótimo local para se tomar um café da tarde, o espaço abre de terça a domingo até mais tarde, servindo inclusive pratos e sobremesas.

4 – Padaria Seleve – Rua Santa Catarina, 1424, Lourdes (@seleve_seleve)

A Seleve trabalha com produtos sem glúten, lácteos, conservantes e açúcar refinado.

A produção desses itens saudáveis e cada vez mais procurados fez a empresa abrir a padaria, onde, além de se poder comprar os produtos, é possível tomar um café com variados acompanhamentos.

A casa abre cedo, sendo boa opção para um café da manhã nutritivo e saboroso.

E quem curte um chá não poderia ficar de fora.

Algumas das casas citadas dispõe de chá, mas em BH a casa top do momento é o Chá Comigo, localizado na rua Leopoldina, 634, bairro Santo Antônio. A casa possui variada ofertas de chás, com explicações sobre os tipos disponíveis, além de quitutes maravilhosos. O local abre a partir das 15h, sendo ótima opção para um lanche da tarde ou happy hour.

img_8655
Chá Comigo –  chás, cafés, quitutes num ambiente descontraído e lindo

 

 

 

Uma opinião sobre “Nós amamos café – Onde tomar um bom café em Belo Horizonte

Curtiu? Conta pra gente!