Preparação para viajar: documentos de identificação

Documentos para viajar. Assunto que parece óbvio. É, mas o óbvio precisa ser dito.

DICA DE OURO: Vai viajar, confira, com antecedência, seus documentos e de todos os demais participantes, sejam adultos ou crianças.

Alguns detalhes são importantes para se evitar desgastes.

Documentos para embarque nacional:

Hoje, em viagens nacionais, a maioria das pessoas apresenta a Carteira Nacional de Habilitação para identificação ao embarcar, documento que tem validade de cinco anos. Assim, a CNH é um documento que, dentro da validade, sempre estará com atualidade razoável.

Mas quem não é habilitado, está com habilitação vencida, ou mesmo vai usar o RG por opção, deve atentar também para a data deste documento.

Embora não conste na Carteira de Identidade validade, o documento deve apresentar adequada condição de conservação e ser capaz de identificar seu portador, pelo nome correto, foto, data de nascimento.

Assim, carteiras de identidade muito antigas podem ser recusadas, bem como aquelas que constem nome diferente do que a pessoa usa na atualidade (para quem casa e adquire novo sobrenome, por exemplo). Sim, você pode ter seu embarque recusado caso o documento não apresente tais itens de forma adequada.

A lista de demais documentos de identificação aceitos pode ser vista no site da ANAC, e também consultado na página da empresa aérea contratada.

Crianças: Devem viajar acompanhadas por um pais, dos responsáveis, ou, na ausência destes, com autorização judicial expressa, e apresentar documento de identificação do menor. Para evitar andar com a certidão de nascimento original, ou mesmo uma recusa na apresentação da cópia autenticada desta, o ideal é fazer a Carteira de Identidade do menor e assim ter o documento prático para qualquer situação.

Da mesma forma, é sempre importante checar a lista dos documentos exigidos para embarque de menores no site da companhia aérea escolhida.

Documentos para embarque internacional:

Dentre a lista dos documentos permitidos para identificação, a maioria das pessoas se enquadra na situação de ser o passaporte o documento de identificação internacional.

Há países que não exigem a identificação de brasileiros mediante passaporte. Tratam-se de países vizinhos do Brasil, que exigem apenas o documento de identidade dos viajantes, devido a acordos diplomáticos como o Mercosul. Ao todo, são 9:  Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Há outros que exigem o passaporte, mas não é necessário visto, além daqueles que exigem passaporte e visto. Tudo isso deve ser certificado antes da viagem, no portal do Itamaraty.

Último detalhe importante, que não pode ser esquecido: o passaporte brasileiro, que hoje tem validade de dez anos, na verdade pode valer por menos tempo do que diz… como assim?

Boa parte do países estrangeiros exige que o turista adentre seu território com o passaporte com validade mínima. Ou seja, se você, por exemplo, vai para os Estados Unidos, e faltam quatro meses para o passaporte expirar, você não poderá entrar no território americano. Dessa forma, também se deve observar esse dado e verificar se o país para onde se pretende ir exige validade mínima do passaporte.

Fica, então, o seguinte resumo para te ajudar na hora de se preparar para viajar de avião:

  • Maiores em viagem nacional (verificar a lista de documentos para identificação e se o item se encontra com dados atualizados e condições adequadas de identificação);
  • Menores – há recomendações específicas conforme a idade, desde bebês até 18 anos incompletos (verificar no site da ANAC e da companhia aérea, em viagens aéreas, assim como nas empresas de transporte terrestre no caso de viagens de ônibus ou trem);
  • Viagens internacionais – verificar qual documento é exigido para identificação no país pretendido e sobre a necessidade de visto.

Ficou alguma dúvida ou tem alguma pergunta pra gente, comente!

6 opiniões sobre “Preparação para viajar: documentos de identificação

  • setembro 10, 2017 em 4:24 pm
    Permalink

    Esse tipo de post é ótimo!
    Fizemos um também de como tirar o visto para a Austrália e ajudou algumas pessoas 🙂

    Resposta
  • setembro 12, 2017 em 4:48 pm
    Permalink

    Parece simples mas muita gente fica bem perdido nessa hora, a hora de organizar a documentação e seu post está perfeito, parabéns.
    Dois pontos que você citou que são de extrema importância: validade do RG e nome de solteira ou casada, é isso aí, com certeza esse post irá ajudar muita gente.

    Resposta
  • setembro 16, 2017 em 12:15 am
    Permalink

    Ótimo e super informativo esse post! Sempre surgem dúvidas no momento de viajar para o exterior quanto aos documentos necessários, inclusive quando viajamos com menores. O post esclarece dúvidas e ainda linka sites importantes para consulta Parabéns!

    Resposta

Curtiu? Conta pra gente!